sexta-feira, 16 de julho de 2010

MAIS DO MESMO???

O que você pode dizer sobre comparações entre bandas???
Tudo parece sempre a mesma coisa???
O Mogwai é ainda a única banda que faz algo original???
Não dá pra saber, por que quando se diminui o espaço entre as diferenças, nada mais é possuído por alguém ou tem um único dono. Nas palavras dos músicos a questão é atingir o maior número de pessoas, mas a maneira como se atinge pode variar de singular até o esquema de confrarias musicais.
Essa impressão que tem-se quando pela primeira vez ouve-se a canção BONNY DOON da banda GAMBLE HOUSE.
Primeiramente porque o timbre de voz do vocalista Ben Becker é extremamente parecido com as canções da banda Grizzly Bear, do mesmo jeito que as músicas em primeira audição parecem ser idênticas. Mas não são. Enquanto os ursos pardos usam referências mais líricas, com uma ênfase muito maior nos jograis vocais. A banda da Califórnia aposta nas sonoridades. Com passagens que remetem à Alan Parsons Project ou 10cc e uma veia mais rockeira. Inclusive o início da música que você ouve aqui no GD (BONNY DOON) remete um pouco aos tempos da bossa nova.
As duas bandas possuem nuances que as aproximam, mas existe uma clara separação de estilos, o que faz com que o Gamble House seja mais cabaret e o Grizzly Bear mais Igreja.
Atualmente em turnê com outra banda bacana demais (Rogue Wave), o GH merece uma audição bem mais detalhada do que uma simples comparação igualitária e segregacional.

Boony Doon / Gamble House

Nenhum comentário:

Postar um comentário