quinta-feira, 8 de abril de 2010

BEATS, BYTES E REBITES

Música eletrônica é um gênero problemático dentro do mundo indie (me perdoem o uso dessa expressão cafona). Porque muitas vezes as bandas dedicadas à esse estilo podem padecer de falta de massa cinzenta e tornar as coisas um pouco mais modorrentas e repetitivas. Não que atualmente você vá achar alguém com uma idéia muito mais original do que as que já existem. Mas manter seu ouvido escutando sempre os mesmos beats é uma coisa enfadonha. Por isso eu não entendo a cultura rave. Nunca entendi o que faz uma pessoa passar treze horas pulando o mesmo tipo de música com as mesmas sequências em looping. Quando tomei minha primeira bala também não entendi, porque a sensação de claustrofobia era tão latente que as notas se solidificavam na minha garganta e se expandiam em formas geométricas pontiagudas. E normalmente essas músicas tem um pré refrão que explode em um transe coletivo. Essa era a pior parte, afinal de contas suor e a eminente transformação de seu cérebro em doce de leite pastoso, não é definição de bem estar social......

Mas muitas vezes uma banda pode surpreender no mundo eletro indie pop baleiro kids....

CLASS ACTRESS

Do Brooklyn na barackolândia. Scott Rosenthal e Mark Richardson com a voz catolicamente lasciva de Elizabeth Harper formam essa trinca de corações posicionados em um terreno regado por águas suavizadas em matizes azuladas. A calmaria dentro da voz de Elizabeth não transparece a mistura de sons e sintetizadores que formam uma espécie de cercania para sua voz. Sobreposições e notas plásticas fazem do som da banda uma espécie de lento remédio que desce pelas suas veias através de uma agulha de algodão. Cortante e difuso, hipnótico e deseperadoramente suave.
Goldfrapp e Portishead são as duas referências mais próximas, mas o Massive Attack parece ser mais íntimo do que a linha pop ploc atual do Goldfrapp.
Bom para se ouvir em dia quase gelado, acompanhado de um cigarrro e um ácido........
Ouça aqui no GD CAREFUL WHAT YOU SAY, do disco Journal of Ardency







Nenhum comentário:

Postar um comentário